1
05 out 2017

CONSELHO DE PREVENÇÃO DE PERDAS APRESENTA PESQUISA DA ABRAS

Na semana passada o nosso Conselho de Prevenção de Perdas promoveu  palestra com Monica Reimberg Fernandes, Diretoria de Gestão Comercial e Prevenção de Perdas do Sonda Supermercados. Monica apresentou a pesquisa da Abras e dados relevantes para o setor supermercadista.

“Abri os trabalhos com o grupo perguntado se no local tínhamos prevenção de perdas, muitos responderam que sim, questionado se os que não responderam não faziam prevenção no setor ou área de trabalho, eles entenderam que também eram prevenção, o objetivo foi provocar positivamente e mostrar que todos são prevenção de perdas.”, disse.

Sobre a pesquisa, destaca-se o aumento dos respondentes com relação ao ano anterior em 12%, porém o Rio de Janeiro, mesmo com aumento nos respondentes, precisa ampliar esse numero para 5,7%, Estado este que tem grande potencial no ramo varejista. Monica reforçou que a Abras está a disposição para apoiar esse crescimento.

“Destacamos  o aumento nas empresas que possuem área de prevenção de perdas de 40% para 59,7% ficando visível que cada vez mais o setor varejista ganha com profissionais voltados  para a estrategia da empresa em prevenir perdas e todos ganham, e mesmo com o aumento de 2,26 para 2,28%  na evolução das perdas, podemos observar que tem relação com o aumento dos respondentes que não tinham área de prevenção, e começaram os trabalhos na área identificando suas perdas e assim iniciando o controle de perdas no seu supermercado.” ressalta Monica.

Outro ponto de suma importância que foi destacado são as causas das perdas, que se resume em 80% a problemas dentro de casa: erros de inventário, ajustes, furto interno, quebra operacional, erros administrativos, contra 20% de furto externo, onde aponta claramente que são muito mais problemas internos que externos.

Monica acrescenta: “Mais um ponto relevante são os produtos vencidos, onde para a média dos respondentes ficou em 7,7% comparados com 2015, pois estamos enfrentando a crise e nossas mercadorias em depósitos, expostas na área de vendas, precisam de mais atenção, pois estão vencendo sem sair da loja. Outra oportunidade em reforçar recebimento, exposição e aculturamento de prevenção de perdas em reunir as equipes e reforçar a importância de realizar o PVPS, controles no ato da compra, etc.”.

A Prevenção de Perdas só ganha corpo dentro das empresas se todos entenderem que são prevenção de perdas.
É um trabalho árduo e diário onde ter “Dor de Dono” é a chave principal para envolver os todos os colaboradores no combate e controle das perdas.

12347891112

Deixe uma resposta