14 jul 2017

Como o reconhecimento aumenta o desempenho profissional?

Se existe algo que estimula as atitudes proativas e o pensamento voltado à inovação é reconhecer e valorizar o comprometimento e a garra dos intraempreendedores da sua equipe.

Antes de mais nada, você sabe o que é um intraempreendedor?

É o colaborador que se sente parte fundamental do sucesso da organização, por isso trabalha com a seriedade e a dedicação de um verdadeiro dono do negócio. São pessoas engajadas e visionárias que querem transformar o status quo e criar algo novo e positivo que gere valor. Elas analisam cenários, assumem riscos, contagiam colegas e usam a criatividade para fazer a empresa inovar e alcançar metas ambiciosas.

Pessoas com este nível de comprometimento, que abandonam a zona de conforto e trazem melhores resultados, merecem destaque.

É essencial que estes heróis sintam que seu empenho está sendo valorizado pela organização.

Cada empresa, de acordo com sua cultura, deve criar suas maneiras de reconhecer trabalhos inovadores. Há quem ofereça uma recompensa material pela contribuição. Outras empresas preferem premiar com ferramentas de desenvolvimento profissional enquanto existem aquelas que proporcionam reconhecimentos cheios de simbolismo ou ainda misturem tudo isso ao mesmo tempo. Não há uma fórmula. A única regra é não esquecer nunca de reconhecer e valorizar nossos maiores Recursos: Gente!

– Viagens nacionais e internacionais
– Cursos
– Promoções
– Prêmios em dinheiro Reconhecimento gera motivação. Motivação gera inovação.
– Reconhecimento não é a mesma coisa que recompensa.

Muitas vezes, o maior reconhecimento se faz ao proporcionarmos novos desafios profissionais para os intraempreendedores. O job rotation, ou rotação de função, e os assignments, missões e projetos específicos com tempo pré-determinado, são práticas interessantes que oferecem ao colaborador a oportunidade de contribuir em outras áreas, ampliando seu repertório de experiências e conhecimentos, e consequentemente, desenvolvendo novas habilidades em contextos diferentes. Claro que isso deve fazer parte do programa de desenvolvimento de lideranças da organização.

Enfim, muitas empresas inovadoras partilham desta filosofia de reconhecer e valorizar os funcionários comprometidos e empreendedores de diversas maneiras. O resultado desta prática é um ciclo de motivação contínua da organização, gerando um fluxo permanente de projetos inovadores.

Agora inclua o reconhecimento como prioridade de gestão da sua equipe, alinhado com os objetivos da sua organização. O objetivo não vai demorar para ser atingido!

Fonte: 3M Inovação

Deixe uma resposta