26 maio 2017

Instagram ‘Donas de casa pelo menor preço’ faz sucesso na Internet

Nosso personagem de hoje é a carioca Fátima Martins, criadora do perfil ‘Donas de casa pelo menor preço’ que faz sucesso no Instagram. Fátima tem uma relação com supermercado desde a infância, pois sua família, de origem portuguesa, fundou um mercado que funcionava no subúrbio do Rio. Fátima conta que a ideia de criar o Instagram informando os menores preços e fazendo a comparação entre as redes foi para ajudar a população carioca. “O Instagram é a ferramenta do momento, e como tenho facilidade com a Internet, resolvi criar esse espaço que funciona como um serviço de utilidade para os cariocas, foi criado em setembro de 2015”, explica Fátima. Hoje o perfil acumula mais de 26 mil seguidores.

Fátima conta que selecionou seis mercados próximos a sua residência, na Zona Sul, e faz a comparação de determinados produtos. Ela começou comparando itens de cesta básica, como arroz, feijão, açúcar, macarrão etc, porém, passou a receber pedidos de itens “supérfluos” como creme de avelã, bacalhau, azeites orgânicos, entre outros. “Fui tendo que mudar a seleção dos produtos, pois esses dão mais ibope e tem muitos pedidos dos seguidores”, diz Fátima.

Ela vai pessoalmente aos supermercados fazer as pesquisas de preços, e posta no mesmo dia em sua rede. Fátima ressalta que é tudo em tempo real, “então se a pessoa chegar atrasada na postagem, aquele preço pode ter mudado. Normalmente as ofertas valem para o dia, ou para o fim de semana”.

Fátima relembra um episódio com um seguidor que costumava comprar um vinho por R$350,00, e graças a sua pesquisa, encontrou o mesmo produto por R$160,00.

DICAS PARA ECONOMIZAR

“A dica valiosa que costumo dar é a seguinte: se você vai fazer uma reunião na sua casa no fim de semana, procure por queijos que estão na promoção”. Sobre produtos de limpeza e higiene pessoal, Fátima ressalta que a família precisa avaliar se tem local para fazer estoque em casa, ou se isso pode acabar atrapalhando. Ela diz que a família precisa avaliar se ir ao mercado mais longe só porque está mais barato compensa. “Quanto você vai gastar para ir até o local? Tempo, transporte etc? Precisa fazer essa conta para ver se vale a pena ir mais longe”, acrescenta Fátima.

Outra dica é ter em mãos os encartes dos supermercados mais próximos de casa e fazer uma comparação dos preços antes de escolher o local das compras. “Caso a pessoa não esteja acostumada com os preços e quer ter uma ideia, vale a pena recolher os encartes e comparar os valores antes de decidir onde vai comprar. Outro ponto para prestar atenção é a data de validade, isso precisa se tornar um hábito na hora das compras”, alerta.

“Uma família maior, com filhos, pode fazer o cálculo do que consome por mês em termos de limpeza, higiene, perecíveis etc. A família pode fazer a pesquisa de valores previamente, e decidir o local mais em conta para a compra do mês inteiro. Já as compras de verduras, legumes e frutas, precisam ser feitas semanalmente”, orienta Fátima.

Já para um casal ou uma família menor, Fátima diz que não compensa ir ao mercado somente uma vez ao mês. “O custo beneficio não será satisfatório. O ideal é optarem por um mercado próximo de casa, que possam ir após o trabalho, no caminho de casa, e fazerem as compras por semana”.

Mais uma dica de Fátima é optar por produtos da época. Por exemplo, a época da cereja é em dezembro, então se estamos em maio o valor vai estar mais alto. “Vale a pena mudar os hábitos alimentares, experimentar as frutas da estação, isso traz economia e diversidade ao paladar dos cariocas! ”, comenta Fátima.

Ela conta que recebe muitos e-mails e mensagens privadas de pessoas agradecidas pela sua contribuição, e que tem um grande público masculino interessado nas dicas. “Surpreendo-me com os homens, que demandam muito pelas ofertas! ”, enfatiza.

Para finalizar, Fátima deixa um recado aos consumidores cariocas. “Faço esse serviço para ajudar os cariocas a fazerem boas escolhas e para que tenham benefícios na hora das compras. Saia da zona de conforto, pesquise, compare, conheça os dias de promoções dos supermercados, compre as frutas da estação… seguindo essas dicas você irá reclamar menos e comemorar mais! ”, brinca Fátima.

Gostou das dicas? Então acompanhe em https://www.instagram.com/donasdecasapelomenorpreco/

Deixe uma resposta