24 set 2018

Mercado de hortaliças em franca expansão

Pesquisa realizada pelo Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) revela que a busca dos brasileiros por alimentos saudáveis e nutritivos cresceu 32%

A rotina corrida não é mais desculpa para uma alimentação livre de legumes e verduras. Isso porque, em supermercados de todo país, o mercado de hortaliças higienizadas e prontas para consumo tem crescido, a medida em que aumenta a demanda do consumidor por alimentos saudáveis e “poupa tempo”. Segundo uma pesquisa realizada pelo Fiesp e Ibope, a busca por alimentos saudáveis cresceu 32% no país. Nesse contexto, uma das principais dúvidas de clientes e supermercadistas é o processo de higienização destes alimentos.

A especialista Roberta Lazolli, que faz parte do Conselho do Alimento Seguro da ASSERJ, ensina que os supermercados precisam ter uma área de manipulação própria para a higienização desses alimentos. “O operador de manipulação precisa ser treinado nas Boas Práticas para Serviço de Alimentação e a sala escolhida, assim como os utensílios utilizados, precisam ser facilmente higienizados”, explica Roberta.

Os alimentos também precisam ser escolhidos e higienizados com cuidado para evitar contaminações. “Os produtos devem ser íntegros, sem mofo, para não causar riscos para a saúde do consumidor. Além disso, precisam ser higienizados antes de manipulados. Existem produtos químicos próprios para a higienização desses alimentos e as orientações de utilização desses ativos químicos devem ser estritamente obedecidas”, completa a especialista.

Logo após a higienização e corte, as hortaliças devem ser embaladas em sacos próprios para armazenamento dos alimentos e precisam ficar sob refrigeração para evitar a contaminação. “O consumo destes alimentos aumentou bastante nos últimos anos e os supermercados tem neste tipo de produto uma boa opção para oferecer um mix variado de produtos”, destaca Roberta.

Na produção das hortaliças prontas para consumo, é importante que as informações nutricionais estejam descritas no rótulo, assim como a data de fabricação e o prazo de validade.

Deixe uma resposta